Fechar X

Estamos criando um movimento para reunir o maior número de pessoas engajadas em potencializar o jornalismo independente brasileiro.

Nossa missão

Vamos formar um fundo gerenciado coletivamente para financiar projetos que tragam mais diversidade e pluralidade ao jornalismo, que ajudem a apontar novas maneiras de produzir informação e que formem uma comunidade robusta, composta de jornalistas e público.

Nosso compromisso

A Multidão só acontecerá se a comunidade quiser que ela aconteça. Faremos uma campanha de arrecadação para que pessoas possam se tornar membros-fundadores da Multidão. Dessa maneira arrecadaremos os fundos necessários para o primeiro ano de operação.

Nossos princípios

Temos 7 princípios norteadores que irão reger nossa atuação, guiar decisões estratégicas e atrair para a Multidão pessoas que se identifiquem com a linha de trabalho que estamos propondo.

Conheça nossos princípios >

Mobilizadores da Multidão

Nosso time de campanha

Luiza Bodenmüller
Jornalista
Rafael Rezende
Agência Chama
Thiago Maia
Diretor de Produto, Catarse
Rodrigo Machado
CEO, Catarse

Por que estamos criando a Multidão?

Desde o lançamento do Catarse, em 2011, cerca de 546 mil pessoas já apoiaram projetos na plataforma. Foram mais de 90 milhões de reais destinados a iniciativas de arte, educação, quadrinhos, ativismo, jogos, produtos, design, livros, pesquisa, solidariedade e produção de conhecimento. São projetos e causas comuns que prosperaram e uniram pessoas. Chegamos até aqui sem qualquer tipo de investimento externo, apoiados em nossa paixão por tudo de lindo e de vibrante que vimos acontecer nesses anos.

Queremos manter esse trabalho por muito mais tempo.

Mas essa continuidade só é possível em um país saudável. Em um Brasil onde um abismo social mantém desigualdades e onde a questão dos direitos humanos é tratada com descaso, é preciso agir para mudar. Sermos mais propositivos e menos reativos.

É preciso se aglomerar, respeitando diferenças e cultivando diversidades. É preciso produzir e trabalhar muito para reverter esse quadro.

A Multidão será uma comunidade que reúne pessoas engajadas em potencializar iniciativas de mudança, de inovação. Começamos pelo jornalismo pois acreditamos que o primeiro passo é esse: o fortalecimento de mecanismos democráticos através de informação de qualidade, apurada, plural e livre.

Mas iremos além, e outros fundos de fomento virão. Se você se identifica com essa causa, nos ajude a construir a Multidão.

Fortaleça o jornalismo independente.

Construa a Multidão desde já.